Diversas foram as alterações executadas na ISO 9001 desde 1994, onde ocorreram as primeiras mudanças na norma. Posteriormente a norma foi alterada em 2000 e por fim em 2008, sendo que tais alterações não foram tão significativas diante das que estão por vir na nova ISSO 9001: 2015.
A norma ISO está relacionada diretamente a Isonomia, ou seja, a igualdade e a equidade. Tal norma tem como missão “Desenvolver normas voluntárias internacionais de alta qualidade que facilitam o intercâmbio internacional de bens e serviços, apoiam o crescimento econômico sustentável e equitativo, promovem a inovação e protegem a saúde,
a segurança e o meio ambiente”. Pode-se dizer que a ISO 9001:2008 aborda todos os requisitos para um sistema de Gestão de Qualidade bem sucedido e normatizado. Tais normas que se aplicam aqui sofreram diversar mudanças desde sua primeira publicação.
Entenda, de forma simples, as principais alterações feitas ate o ano de 2014:
1987: publicação da 1ª versão da norma.
1994: primeira revisão melhorando os requisitos, evidenciando a garantia da qualidade;
2000: segunda revisão, alterações foram feitas de acordo com clientes adotando o controle da qualidade total;
2008: terceira revisão da norma, houve poucas mudanças.
A quarta alteração já está sendo executada e será publicada em 2015. A nova ISO 9001:2015 apresenta uma nova estrutura facilitando a visualização e entendimento da mesma de forma que fica extremamente possível identificar tais mudanças.
Algumas novidades são significativas como o novo posicionamento de liderança, a determinação de controle de riscos, a inclusão do termo conscientização e transferência, o reconhecimento da necessidade de se estabelecer um planejamento para atingir os objetivos propostos da qualidade.
A nova ISO 9001:2015, além das novidades já abordadas, conta com algumas mudanças fundamentais. A primeira delas é a revisão dos atuais 8 primeiros princípios da qualidade, que foram reduzidos para sete. Acompanhe o diagrama abaixo:
Figura 1 - Os 7 novos princípios de gestão da qualidade propostos pela nova ISO 9001:2015. (Fonte: http://www.papoinformativo.com)
Outra alteração significativa é a mudança de ‘produtos’ para ‘bens e serviços’ além de que o termo “Controle de Fornecimento Externo de Bens e serviços” substitui “Aquisição”.
Alguns tópicos foram excluídos definitivamente da norma como a obrigatoriedade de ter um manual de qualidade, a exclusão do ‘treinamento’, do controle de documentos e de registros e da ação preventiva.
O prazo para publicação da nova norma está previsto em para Setembro de 2015, de acordo com o cronograma. Não há nenhum requisito para que haja substituição de termos já utilizados por uma organização acredita na versão de 2008, mas tal prática é recomendada. Por fim, é certo dizer que, embora o padrão para adoção da norma seja de 2 anos, prevê-se a aplicação da mesma até o ano de 2018.