Utilização de energia térmica em instalações fotovoltaicas

A dissipação de calor em geradores solares fotovoltaicos instalados na cobertura de edificações não deve ser subestimada, uma vez que esta pode reduzir o rendimento elétrico em 10%. Módulos FV refrigerados apresentam melhor rendimento e podem servir de fonte de energia térmica. Este artigo apresenta uma análise das tecnologias utilizadas na captação e utilização do calor extraído de células solares.

Geradores fotovoltaicos (FV) instalados na cobertura de edificações apresentam uma elevada dissipação de calor, que pode levar a uma redução do rendimento elétrico de até 10%. Em função disto, tais geradores FV são providos de ventilação posterior, de modo a melhorar a refrigeração das células solares. Com o objetivo de captar e utilizar o calor extraído das células, têm sido oferecidas diversas soluções por diversos fabricantes. Uma das primeiras soluções comercializadas denominava-se Hybrid-modul

(literalmente, módulo híbrido), conforme mostrado na fig.1. Combinando as tecnologias termossolar e a fotovoltaica foi possível aumentar a eficiência de utilização da energia solar. No coletor hibrido, uma parte do calor é retirado por meios termossolares e então disponibilizada para uso. Dessa forma, a temperatura das células FV é mantida constante. Esse sistema, porém, não obteve o sucesso comercial esperado e seu fabricante retirou-se do mercado em 2012.

Fig.1 – Módulo combinado que associa fotovoltaica e termossolar

Entretanto, existem outras tentativas de melhorar a potência dos geradores FV e, ao mesmo tempo, aproveitar o calor extraído dos módulos. Uma dessas iniciativas que associa recursos fotovoltaicos e termossolares numa construção chama-se Sunbag. Nesse caso, os coletores térmicos são montados no telhado da edificação atrás dos módulos fotovoltaicos (fig.2). essa inovação torna a instalação de um gerador FV interessante pois, o fabricante desenvolveu para esse equipamento um coletor termossolar especial, que utiliza o calor excedente dos módulos FV e converte em energia térmica. Dadas as suas propriedades de material plástico, o coletor é muito leve e pode ser montado com facilidade por um profissional competente, tanto em instalações novas quanto em instalações preexistentes, sem necessidade de recursos adicionais.

Fig.2 – O coletor térmico Sunlab é instalado sob o módulo FV

Contato

Qualieng - Qualidade e Engenharia LTDA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(31) 3292-0400
(31) 3292-0400
Rua dos Aimorés, 2480 - sala 705 - Belo Horizonte - MG